quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Webquest

“Diversidade na EJA: Quem são os alunos que a procuram e porque?”

Nosso fio condutor surgiu da necessidade observada de valorização e contextualização do aluno da EJA. Os processos nela envolvidos e sua diversidade social e cultural geram trocas muito ricas, mas também tornam-se um desafio a alunos e professores.

Esta webquest se propõe a permitir aos alunos exercerem seu senso crítico, através do convite a refletir e pensar sobre a diversidade que há nas identidades da EJA, e contribui para o desenvolvimento das atitudes dos alunos.

TAREFA

Aula 1: A Pesquisa

Organizados em trios, os alunos terão o tempo integral da aula para explorarem o material fornecido em “Fontes de Informação”, selecionado como suporte teórico.

Aula 2: Roda de discussão

Com a turma toda, faremos uma discussão sobre o que foi encontrado na pesquisa, tendo como eixo condutor do debate “O que é ser um aluno da EJA?”.

Aula 3: Produção textual

Individualmente, os alunos deverão compor uma produção textual na qual se posicionarão criticamente em relação à EJA, à escola, à educação, ao porquê de procurar a EJA e ao que é ser aluno da EJA.

Poderá ser uma poesia, um conto, uma narrativa ficcional, uma reflexão escrita... Enfim, o aluno poderá selecionar o que julgar apropriado, de acordo com o enfoque que deseja dar ao assunto em questão.

Aula 4: Varal literário

Os trabalhos prontos serão expostos no varal literário. Será a oportunidade de conhecer o trabalho dos colegas e trocar idéias e informações a respeito com eles!
Após esta aula, os trabalhos ficarão expostos na escola.

PROCESSO

A realização das tarefas consiste em um trabalho de pesquisa na web, leitura e seleção de materiais considerados adequados por cada trio formado. O debate será ministrado pelas professoras, que buscarão manter a ordem da discussão e o foco da mesma. Todos serão estimulados a expor suas opiniões, questões e aprendizados.

Após pesquisarem e debaterem, os alunos deverão escrever a respeito do tema, posicionando-se em relação à EJA conforme detalhado na Aula 3. Essas produções serão expostas no varal literário, sendo o ponto culminante do nosso trabalho.

FONTES DE INFORMAÇÃO

- Sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/eja-plano-618045.shtml

http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pensamento/03_pensamento_educacao_e_politica.html

http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_MariadeFa.pdf

http://www.cefetsp.br/edu/eja/sete_licoes.doc

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000300005

http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_popular

- Textos e livros online:

http://pimentalab.net/blogs/estagio1/file/2010/09/Dayrell-1996-Escola-espa%C3%A7o-socio-cultural.pdf

http://www.sies2012.com.br/cursos/teologia/pdf_word/a%20import%C3%82ncia%20de%20ler%20-%20em%20tres%20artigos%20que%20se%20completam%20-%20paulo%20freire.pdf

http://www.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/ater/livros/A%C3%A7%C3%A3o_Cultural_para_a_Liberdade.pdf

- Vídeos e filmes:

Ex ET: http://www.youtube.com/watch?v=Fce5uG18ZTI

Última entevista de Paulo Freire:
1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=Ul90heSRYfE
2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=fBXFV4Jx6Y8

AVALIAÇÃO

A avaliação será individual e se dará pelo conjunto das atividades, subsidiadas pelo diário de campo, que conterá o registro das observações e impressões da professora. Em cada etapa, serão avaliados os seguintes componentes:

1. Pesquisa:
a) Interesse do aluno durante a realização e busca de dados: se realmente buscou atender ao propósito da pesquisa, lendo e analisando criticamente os materiais disponíveis.

2. Roda de discussão:
a) Interesse e atenção durante a fala dos colegas;
b) Participação: se exercitou a coletividade, se explicitou seu posicionamento em relação aos temas propostos.

3. Produção textual:
a) Senso crítico;
b) Clareza e coesão de idéias;
c) Estrutura textual.

4. Varal literário:
a) Participação: se o aluno participou com uma produção sua e se demonstrou interesse pelas produções dos colegas.
b) Interação com os colegas e suas produções;
c) Respeito para com os colegas e suas composições;

CONCLUSÃO

Com este planejamento, procuraremos atingir junto aos alunos uma visão sobre a EJA, sobre seus alunos e sobre a importância desta modalidade de ensino. Pretendemos que os alunos se identifiquem com a EJA e tenham senso crítico acerca dos assuntos explorados, podendo fazer constantes conexões com o que vêem na televisão, lêem no jornal e escutam da sociedade. Também queremos que o aluno se valorize e se perceba como um cidadão de direitos e deveres, que deve ser respeitado e integrado à escola.

CRÉDITOS

CAROLINE CRISTIANO CARDOSO
JÉSSICA ANJOS DE LUCENA
PRISCILLA KONAT ZORZI

Nenhum comentário:

Postar um comentário